Projetando na escala do mobiliário. Como isto se traduz em conforto, praticidade, economia e beleza.
- Lud Arquitetura
- 5 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de set. de 2022

Você sabia que não há uma regra que defina como cada profissional deve elaborar o arquitetônico?
Um projeto arquitetônico pode ter resultados bem distintos, e incluir muitas soluções ou não, dependendo da linha que o profissional responsável por elaborá-lo segue.
Isto se dá porque o projeto arquitetônico é o resultado pessoal da experiência, da capacidade de criação, da visão do profissional que desenvolverá o projeto.
Aqui no escritório LUD Arquitetura, desenvolvemos todos os projetos defendendo o conceito de que o uso dos ambientes predomina sobre os demais fatores. Ou seja, desenvolvemos cada ambiente isoladamente contendo todos os itens de conforto e bem estar esperados, calculando cada metro quadrado necessário para obter as sensações que o cliente pretende desfrutar daquele cômodo.
Isto significa que a escala de trabalho, não é mais o ambiente, por exemplo, um quarto de 3 metros por 4 metros, mas cada móvel que fará parte daquele quarto, desde a cama, cabeceira, criados mudos, poltrona, rack, armários e demais itens esperados naquele ambiente. Por isto utilizamos o termo "projetar na escala do mobiliário".
Nossa experiência comprova que esta forma de projetar garante os resultados esperados após a conclusão da obra. Não é apenas questão de fazer com que os móveis sejam adquiridos no tamanho correto, mas envolve centenas de outras decisões como a distribuição da iluminação, dos pontos de energia elétrica, do posicionamento de portas e janelas, equipamentos e do uso dos espaços individualmente.
Obviamente, projetar desta forma gera centenas de decisões adicionais e traz uma complexidade positiva enorme para o projeto, aumentando o volume de trabalho dezenas de vezes. Mas esta é também a única forma que nos possibilita gerar dezenas de projetos complementares, detalhamentos técnicos, projetos específicos de granito, marcenaria, lumino-técnico, paisagismo, entre outros...
Para nós, o conforto é o resultado de um todo e depende de dezenas de itens como a circulação, a ventilação, o tamanho dos móveis, a disposição destes em um ambiente, a harmonia entre os elementos que fazem parte deste local, as cores, texturas, iluminação e demais itens. Para conseguir este resultado é necessário essencialmente que um profissional com experiência consiga converter centenas de decisões em projetos e complementos que direcionem os proprietários durante a obra e posteriormente nas suas escolhas de mobiliário.
Ambientes bem projetados são práticos, são resolvidos, são bem pensados. E este resultado não é por acaso, mas é o fruto de muitos estudos feitos no desenvolvimento do projeto. Uma cozinha gourmet por exemplo, as vezes é desenhada completamente 9 vezes seguidas até ter uma versão definitiva apresentada ao cliente. Claro que existe muita inspiração. Mas o que prevalece é a técnica, o conhecimento acumulado da arquiteta e muito exercício sobre o ambiente que está sendo desenvolvido.
A economia é uma consequência de um projeto muito bem estudado, criado e pensado nos seus detalhes. Quando já alocamos desde o primeiro momento todos os equipamentos, mobílias, desejos e uso e hábitos de cada família para depois desenvolver o projeto, centenas de decisões são incorporadas ao projeto aproveitando o trabalho da mão de obra e evitando correções durante a obra.
A beleza de cada projeto também é fruto de estudo e quando trabalhamos na escala do mobiliário, são inúmeras as oportunidades de agregar itens e decisões sobre cada ambiente que transformam-se em detalhes incríveis para o imóvel. Cada revestimento escolhido, cada ponto de iluminação e cada elemento de marcenaria vão completar o imóvel na medida exata e esperada pelos nossos clientes.
Se você tem mais dúvidas sobre este assunto, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo(a)!!!
Comments