top of page
01-3.jpg

PERGUNTAS FREQUENTES

Aqui você encontra algumas respostas da perguntas mais frequentes que recebemos sobre o nosso trabalho. Se você não econtrar a informação que precisa, por favor entre em contato pelo chat ou pelo whatsapp e nos pergunte diretamente o que você quiser.

Estamos à disposição.

  • É possível desenvolver o Projeto de Arquitetura totalmente à distância?
    Sim, é possivel e já realizamos muitos projetos assim. Neste caso, todas as reuniões acontecem através de videoconferências pelo smartphone, tablet ou computador. Realizamos uma primeira reunião, sem custo ou compromisso para entender as necessidades, explicar como funciona o projeto, quais etapas teremos e entender o que os clientes precisam em termos de detalhamento e de serviços (arquitetônico, interiores, area de lazer...). Fazemos um orçamento e assinamos o contrato. A partir daí seguimos com as reuniões tecnicas de arquitetura, entendendo cada ambiente ecompondo todos os itens de conforto, de uso do imóvel e que serão necessários em cada cômodo. Pegamos todas as informações do lote e regras do loteamento a distância mesmo. Quando necessário solicitamos a visita de um correspondente ao local para enviar fotos, imagens, vídeos e descrever a topografia do lote. Em alguns casos podemos solicitar o planialtimétrico, principalemnte em terrenos com grandes aclives ou declives. O projeto segue normalmente com apresentações e reuniões On Line, e com o envio de plantas para plotagem em locais próximos de onde o cliente mora, permitindo ter a mesma experiência de visualização das nossas propostas. Depois de definida a primeira etapa, passamos para a modelagem eletrônica e renderização de imagens de fachadas e se contatado, do projeto de interiores, luminotecnico e paisagismo. Na última etapa detalhamos em dezenas de pranchas, de acordo com o nível de detalhamento escolhido pelos clientes, todas as informações necessárias para a execução da obra. Realizamos uma apresentação com as imagens renderizadas realistas em 3D e preparamos toda a documentação que será entregue na prefeitura ou para aprovação no loteamento. Neste momento o cliente já tem o responsável tecnico que acompanhará a obra e que irá dirigir os trabalhos da equipe de mão de obra pelos meses seguintes para a edificação do imóvel. Este responsável assina junto com a arquiteta a docuemntação de prefeitura, ela como responsável pelo projeto e ele como responsável pela equipe que atuará no campo de obra. Para os projetos de interiores que não tem intervenções na estrutura, o processo é similar e em muitos casos, dependendo das intervenções a serem feitas, não há a necessidade de um responsável tecnico pela execução da obra e não ha a necessidade de aprovação junto aos orgãos publicos. O cliente receberá toda a documentação contratada, com excessão de itens que são referentes a edificação. Se você tem mais alguma duvida sobre os projetos a distância, entre em contato conosco!
  • O Projeto de Arquitetura pode receber alterações?
    Dividimos o desenvolvimento de um projeto em três etapas e permitimos que sejam realizadas alterações ilimitadas nos projetos durante a primeira etapa, na qual definimos todas as medidas dos ambientes, a quantidade e o uso dos móveis e a alocação de cada elemento, equipamento, eletrodoméstico e item de decoração. Acreditamos que se o ante-projeto for bem definido, permitindo que o cliente possa estudá-lo e alterá-lo livremente, isto facilita o desenvolvimento do restante do projeto. Com isto dividimos as decisões que são tomadas em cada etapa e destinamos nossa atenção as decisões que serão tomadas na etapa vigente. É comum para o nosso mercado de arquitetura, limitar a quantidade de alterações que um projeto pode receber, o que reduz significativamente o retrabalho do profissional que está executando o desenvolvimento. Acreditamos que a nossa proposta de trabalho segue em uma linha contrária, porque pretendemos atingir o grau máximo de conforto, bem-estar, praticidade e beleza que podem ser agregados ao projeto. Com a nossa metodologia de trabalho, temos conseguido com sucesso realizar esta proposta de personalização total de um projeto, trazendo soluções que são realmente pensadas e as vezes são desenhadas muitas vezes antes de serem apresentadas ao cliente.
  • Qual é o tempo necessário para desenvolver o meu projeto?
    O nosso escritório trabalha com estimativas diferentes de prazo, de acordo com os serviços que o cliente irá contratar. Também levamos em conta a complexidade do projeto, a quantidade de ambientes do imóvel e o tamanho da área a ser trabalhada. Para ter uma ideia aproximada de tempo, nossos projetos desenvolvidos nos últimos meses de janeiro a julho de 2022, necessitaram em média de três a seis meses de prazo para serem desenvolvidos. Isto se deve ao fato de que a maioria absoluta dos nossos projetos tem sido contratado contemplando o desenvolvimento do projeto de arquitetura, de interiores, de paisagismo e luminotécnico, o desenvolvimento de maquetes eletrônicas com as quatro fachadas, a modelagem e renderização de imagens de três a cinco ambientes e contemplando um grau muito alto de detalhamentos, de projetos complementares e de serviços adicionais. Hoje temos solicitado aos clientes um prazo mínimo de 15 dias para o início de qualquer projeto. E o tempo mínimo necessário para um projeto que não tem o desenvolvimento do projeto de interiores é de cerca de dois meses, após a assinatura do contrato e início dos pagamentos.
  • É necessário assinar um contrato para desenvolver os serviços?
    Sim. Todos os serviços que desenvolvemos exigem a realização de uma proposta pro escrito e a elaboração e a assinatura de um contrato. O nosso contrato é autoexplicativo e coloca no papel todos os itens que estão sendo prometidos aos nossos clientes, no contrato definimos com precisão o que sugerimos para resolver problemas que podem ocorrer durante o desenvolvimento do projeto, definimos extensão das nossas responsabilidades e também estabelecemos com clareza os custos envolvidos, os valores adicionais e itens ou serviços que podem ser contratados complementando a contratação inicial. O contrato também é mais uma garantia para os nossos clientes, de que receberão todos os serviços e itens que estão sendo propostos em nossas conversas. O contrato pode ser alterado e antes de assinarmos enviamos uma minuta aos clientes com todas as informações relevantes do seu projeto e dos serviços a serem executados. O cliente revisa o contrato, tira as dúvidas e juntos realizamos os ajustes que forem necessários, assinando em seguida e dando início aos trabalhos.
  • Quem irá desenvolver o meu projeto?
    Atualmente todos os projetos do nosso escritório contam com o desenvolvimento criativo realizado pela Arquiteta Ludmilla Righi Orsi. É a arquiteta Ludmilla Orsi que irá participar da reunião de briefing com os clientes, elaborar o programa de necessidades do imóvel, desenvolver o conceito do imóvel e realizar a criação do projeto. A arquiteta irá estudar a topografia do terreno, a iluminação e insolação, a paisagem, as regras do loteamento, a circulação, o mobiliário, os itens a serem alocados em cada ambiente, a interação entre os ambientes, os habitos dos proprietários e os uso de cada cômodo. Após todas estas definições que acontem na primeira etapa do projeto, se for contratado o projeto de interiores, a arquiteta irá definir as cores, texturas, elementos estéticos de cada parede, irá realizar uma sugestão de mobília e equipamentos segundo as solicitações dos proprietários. Para as fachadas irá definir as cores, formas e volumetria, estudar as esquadrias, vidros e elementos complementares, cores e texturas, iluminação e detalhes arquitetônicos externos. Com todas estas definições concluídas, a equipe da arquiteta irá desenvolver os diversos detalhamentos necessários para que a execução da obra aconteça conforme proposto no projeto. Cada fornecedor de serviços poderá receber a sua documentação completa e detalhada para realizar os orçamentos e ter todas as informações e o direcionamento de como realizar o que está sendo proposto.
  • Quando contrato meu projeto, já está incluso a Direção Tecnica da obra? A arquiteta será a responsável técnica pela equipe que eu contratar?
    Hoje não é mais comum incluir este serviço junto com o projeto de arquitetura. Ha muitos anos atrás era comum a contratação de profissionais de arquitetura com um projeto arquitetônico bem simplificado, constando apenas uma prancha de layout e uma de prefeitura e contemplando muitas vezes a direção técnica da obra. Um projeto levava de quinze dias a um mês para ficar pronto e continha o mínimo de informações exigidas em lei para construir um imóvel. Era tão grande a falta de informações no projeto que fazia muito sentido contratar quem desenvolveu o projeto para acompanhar a obra, uma vez que praticamente tudo tinha que ser definido na obra, no decorrer da construção. E neste sentido, era coerente ter de contratar o mesmo profissional e pagar pelo acompanhamento de obra também. Hoje oferecemos dezenas de projetos incorporados ao projeto arquitetônico. Temos a definição clara de cada item e tudo é solucionado previamente. Absolutamente nada deve ser decidido em obra, mas previamente pelo profissional que desenvolve o projeto. Todos os detalhamentos e projetos oferecidos dão o suporte adequado para que os proprietários possam realizar a obra com segurança em qualquer lugar do Brasil ou fora do país. E não é mais necessário contratar o mesmo profissional para acompanhar a obra, porque tudo está definido e detalhado. Há de se considerar ainda o fato que a maioria das construtoras são de propriedade de engenheiros e profissionais do ramo, que preferem realizar eles mesmos a responsabilidade técnica da obra e a direção técnica da equipe, e por isto não fazendo sentido que outro profissional assuma a direção do seu pessoal. Por isto, em 100% dos nossos projetos, nós não oferecemos mais o acompanhamento da obra e a responsabilidade técnica sobre a execução da obra junto com o projeto de arquitetura. Isto reduz o custo do projeto e permite que o cliente invista seus recursos em detalhamentos melhores e mais abrangentes. Como a direção técnica da obra é um item geralmente ofertado sem custo por construtoras de maior porte, não faz sentido pagar este item ao profissional que irá desenvolver o projeto. Se for necessário contratar um responsável técnico pela obra, temos condições de indicar excelentes profissionais em diversas regiões onde já atuamos.
  • Como vocês enxergam a Arquitetura hoje?
    Hoje a arquitetura avançou muito e a forma de trabalhar também mudou. Não se faz mais projetos a "toque de caixa". Não é mais comum ter de resolver centenas de itens na obra. Tudo o que envolve uma construção tem um custo alto e precisa ser definido com exatidão, para ser executado sem erros e sem retrabalho. O tempo também tem o seu "custo" tanto para quem executa a obra quanto para os proprietários, que querem conseguir orçar tudo à distância, através de um PDF e um envio por WhatsApp. Os fornecedores terceirizados de esquadrias, granito, serralheria e outros, também recompensam quem tem tudo bem definido e com detalhamentos técnicos claros, porque sabem que a obra não terá erros, será rápida, limpa e fácil de ser executada. Preferem trabalhar assim e aceitam negociar melhor, dando descontos significativos quando recebem uma documentação bem elaborada. Há milhares de opções de revestimentos, iluminação, texturas, acabamentos, e centenas de oportunidades de deixar o imóvel mais bonito, mais confortável e prático. E tudo isto tem que ser estudado previamente, colocado no projeto e definido pelo profissional. A arquitetura atualmente está acessível e possibilita que os proprietários tenham acesso a centenas de fornecedores, a milhares de opções. É possível comprar diversos itens na internet. E contratar prestadores de serviços que as vezes estão em cidades que antes nem considerávamos orçar. Por isto quem vai construir precisa de um profissional que possa oferecer todo o suporte necessário durante o desenvolvimento de uma obra. Que consiga detalhar tecnicamente tudo o que está proposto. E que tenha experiência e conhecimento técnico de construção para orientar os proprietários nas melhores escolhas.
bottom of page